Avaliação

Avaliação do Aluno

A avaliação do desempenho do aluno é processo contínuo, global e cumulativo de diagnóstico, acompanhamento e verificação do rendimento escolar.

No caso do aluno transferido durante o período letivo, apresentar Histórico Escolar, com resultados registrados de forma diferente da proposta pela Escola, a fórmula de cálculo da média considera apenas os resultados que vierem a ser obtidos na própria Escola.

Os resultados da avaliação, do nível de conhecimento, competências e habilidades alcançadas pelo aluno do Ensino Fundamental, são apresentados da seguinte forma:

– No 1º e 2º ano do Ensino Fundamental a avaliação é expressa em forma de  Parecer Descritivo trimestral, sem retenção do aluno.

– No 3º e 4º ano do Ensino Fundamental os resultados são expressos sob forma de Parecer Descritivo trimestral.

– No 5º ano os resultados das avaliações trimestrais são expressos em notas de 0(zero) a 10(dez) e parecer descritivo, enfatizando a avaliação qualitativa.

– Do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio, os resultados das avaliações trimestrais são expressos em notas de 0(zero) a 10(dez). No decorrer do trimestre, em cada componente curricular, dos 10 (dez) pontos do registro da avaliação somativa, 1,0 (um) ponto é considerado avaliação qualitativa. A avaliação qualitativa permite o acompanhamento do desenvolvimento do aluno em relação a: realização das tarefas e atendimento às normas da escola. Os 9,0 (nove) pontos restantes serão aplicados, no mínimo, em três instrumentos ao longo do trimestre. As notas são expressas em valores decimais.

Recuperação Trimestral

Para o aluno do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que não atingir a nota 7 (sete) em cada trimestre terá o direito a realizar a Recuperação Trimestral. A nova oportunidade será oferecida em turno inverso com peso 10 (dez) contemplando o conteúdo do trimestre.

 

Após a aplicação da Recuperação será substituída a nota do trimestre, prevalecendo o melhor resultado.

Recuperação Final

Após o final do ano letivo são oferecidos estudos de Recuperação Final ao aluno do 3º e 4º ano do Ensino Fundamental que não obteve aproveitamento mínimo.

A Média Anual do aluno, do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, é resultado da soma das notas dos três trimestres dividida por 3(três). Para obter aprovação, a média deverá ser igual ou maior que 7,0(sete).

Ao final do ano letivo, somente o aluno que não obtiver média igual ou superior a 7,0 (sete) em cinco ou menos componentes curriculares, será submetido a Recuperação Final com peso 10 (dez). A Média Final é calculada após a realização da Recuperação, e é resultante da soma da Média Anual e da nota obtida na Recuperação Final, dividida por 2 (dois). Para obter aprovação, a média deverá ser igual ou maior que 5,0(cinco). O aluno do 5º ano que não obtiver aprovação na Recuperação Final estará reprovado.

O aluno do 6º ano ao 8º ano do Ensino Fundamental e da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio que, após a Recuperação Final não atingir a nota 5(cinco), entrará em regime de Progressão Parcial, em até um componente curricular.

É considerado reprovado o aluno do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio que não obteve nota 5(cinco) após a Recuperação Final e que não estiver enquadrado na Progressão Parcial.

Contato

Tel: (54) 3441.1586 / (54) 3441.7938

Email: reginacoeli@reginacoeli-rs.com.br

Endereço

Avenida Júlio de Castilhos, 453

Veranópolis - RS