Avaliação

Avaliação do Aluno

A avaliação do desempenho do aluno é processo contínuo, global e cumulativo. Serve, também, de diagnóstico, acompanhamento e verificação do rendimento escolar.

 

No caso do aluno transferido durante o período letivo, apresentar Histórico Escolar, com resultados registrados de forma diferente da proposta pelo Colégio, a fórmula de cálculo da média considera apenas os resultados que vierem a ser obtidos no próprio educandário.

 

Os resultados da avaliação, do nível de conhecimento, competências e habilidades alcançadas pelo aluno do Ensino Fundamental, são apresentados da seguinte forma:

 

- No 1º e 2º ano do Ensino Fundamental a avaliação é expressa em forma de  Parecer Descritivo trimestral, sem retenção do aluno.

 

- No 3º e 4º ano do Ensino Fundamental os resultados são expressos sob forma de Parecer Descritivo trimestral.

- No  5º ano os resultados das avaliações trimestrais são expressos em notas de 0(zero) a 10(dez) em cada componente curricular e parecer descritivo, enfatizando a avaliação qualitativa.

- Do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio os resultados das avaliações trimestrais são expressos em notas de 0(zero) a 10(dez) por componente curricular. No decorrer do trimestre, em cada componente curricular, dos 10 (dez) pontos do registro da avaliação somativa, 1,0 (um) ponto é considerado avaliação qualitativa. A avaliação qualitativa permite o acompanhamento do desenvolvimento do aluno em relação à realização das tarefas e atendimento às normas da escola. Os 9,0 (nove) pontos restantes serão aplicados, no mínimo, em três instrumentos ao longo do trimestre. As notas são expressas em valores decimais.

 

A avaliação dos alunos que frequentam a Sala de Recursos é realizada através de Parecer Descritivo. A expressão dos resultados trimestrais da avaliação dos alunos inclusos é registrada por Parecer Descritivo, quando suas condições assim o exigir.

Recuperação Trimestral

Para o aluno do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que não atingir a nota 7 (sete) em cada trimestre terá o direito a realizar a Recuperação Trimestral. A nova oportunidade será oferecida em turno inverso com peso 10 (dez) contemplando o conteúdo do trimestre. Após a aplicação da Recuperação será substituída a nota do trimestre, prevalecendo o melhor resultado.

Recuperação Final

Após o final do ano letivo são oferecidos estudos de Recuperação Final ao aluno do 3º e 4º ano do Ensino Fundamental que não obteve aproveitamento mínimo. A reprovação acontece no 3º e 4º ano ao aluno que não atingir 70% dos conhecimentos, habilidades e competências da série.

A Média Anual do aluno, do 5º ao 9º ano e do Ensino Médio, é resultado da soma das notas dos três trimestres dividida por 3(três). Para obter aprovação, a média deverá ser igual ou maior que 7,0(sete).

Ao final do ano letivo, somente o aluno que não obtiver média igual ou superior a 7,0 (sete) em cinco ou menos componentes curriculares, será submetido a Recuperação Final com peso 10 (dez). A Média Final é calculada após a realização da Recuperação, e é resultante da soma da Média Anual e da nota obtida na Recuperação Final, dividida por 2 (dois). Para obter aprovação, a média deverá ser igual ou maior que 5,0(cinco). O aluno do 5º ano que não obtiver aprovação na Recuperação Final estará reprovado.

O aluno do 6º ano ao 9º ano e do Ensino Médio que após a Recuperação Final não atingir a nota cinco (5,0) entrará em regime de Progressão Parcial, em até um componente curricular.

É considerado reprovado o aluno do 5º ao 8º ano que não obteve nota 5,0 (cinco) após a Recuperação Final.

O aluno de 9º ano que após a Recuperação Final não obtiver nota 5,0 (cinco)  em dois ou mais componentes curriculares estará, automaticamente, reprovado. Ao aluno que, após a Recuperação Final, não for aprovado em apenas um componente curricular, será disponibilizada uma segunda oportunidade de recuperação antes do início do próximo ano letivo. É considerado reprovado o aluno do 9º ano que, após a segunda oportunidade de Recuperação Final, não obteve nota 5,0 (cinco).

O aluno do primeiro e segundo ano do Ensino Médio que após a Recuperação final não atingir a nota 5,0 (cinco) entrará em regime de Progressão Parcial, em um componente curricular.

É considerado reprovado o aluno do Ensino Fundamental e Ensino Médio que não obteve nota 5,0 (cinco) após a Recuperação Final e que não estiver enquadrado na Progressão Parcial.

Progressão Parcial

A Escola oferece ao aluno do primeiro e segundo ano do Ensino Médio a matrícula de alunos em regime de Progressão Parcial.

A Progressão Parcial permite ao aluno que não logrou aprovação em um componente no primeiro e segundo ano do Ensino Médio, ser matriculado na série seguinte, sem prejuízo da sequência curricular, respeitada a legislação vigente.

O tempo de duração da Progressão Parcial dependerá de cada aluno. O aluno  será atendido em horário extraclasse por um professor do componente curricular que orientará os trabalhos de recuperação, constando de explicações, atividades e provas.

O professor designado para tal fim, aplicará uma prova e o aluno  que atingir a nota mínima 5,0 (cinco) será considerado aprovado; caso contrário permanecerá em Progressão Parcial e uma nova avaliação será realizada.

Contato

Tel: (54) 3441.1586 / (54) 3441.7938

Email: reginacoeli@reginacoeli-rs.com.br

Endereço

Avenida Júlio de Castilhos, 453

Veranópolis - RS